Menu fechado

Sala de Situação da Sedam amplia o monitoramento ambiental em Rondônia

Com o intuito de ampliar o monitoramento ambiental de Rondônia, a Coordenadoria de Geociências (Cogeo), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), tem um novo laboratório. A Sala de Situação consiste no monitoramento de eventos climáticos, hidrometeorológicos críticos, segurança de barragens e desmatamento, bem como queimadas ilegais no Estado.

A Sala de Situação da Sedam é um centro de monitoramento de eventos hidrometeorológicos, e tem como objetivo subsidiar a tomada de decisões dos gestores estaduais e nacionais, por meio do acompanhamento das condições hidrológicas, meteorológicas e climáticas e, assim, identificar possíveis ocorrências de eventos críticos, permitindo assim a adoção antecipada de medidas moderadas para a minimização dos efeitos de secas e inundações no Estado.

O assessor de governança climática, Diogo Martins Rosa, explica que “o monitoramento dos eventos hidrometeorológicos tem como base a análise dos dados climáticos, meteorológicos, hidrológicos feito pelos técnicos da sala de situação. Os resultados analisados são enviados em forma de boletins ou de alerta. Da mesma forma, o e monitoramento dos focos de calor, queimadas e do desmatamento, é realizado em todos os municípios do Estado sendo informados aos órgãos competentes de combate e controle desses ilícitos ambientais”.

Diogo também explica que a reestruturação da Sala de Situação tem como objetivo aumentar a capacidade de processamento dessas informações por meio de recursos do Governo Federal e do Governo de Rondônia foi possível adquirir computadores de alta performance que ampliam o processamento de dados, a compilação das informações e a eficiência na emissão de alertas. Além disso, foram adquiridos nove telas (vídeo wall) para o monitoramento em tempo real no Estado.

Sala de Situação tem como objetivo aumentar a capacidade de processamento das informações

O coordenador de geociências, Guilherme Vilela, reforça que todo o trabalho desenvolvido pela Sala de Situação da Sedam, é o primeiro passo para prever acontecimentos climáticos, além dos já citados, e também o monitoramentos de ilícitos ambientais.

“O levantamento todo é feito aqui. Daqui, os órgãos de fiscalização irão ao ponto crítico de maneira eficiente. Prevemos os possíveis acontecimentos que afetarão nosso meio ambiente e aí sim conseguimos planejar um trabalho que mude o cenário previsto. Aqui é o caminho inicial para novas soluções”, afirma o coordenador.

Publicado em:Geral

1 Comentário

  1. Suivre Téléphone

    Alors que la technologie se développe de plus en plus vite et que les téléphones portables sont remplacés de plus en plus fréquemment, comment un téléphone Android rapide et peu coûteux peut – Il devenir un appareil photo accessible à distance ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *